Espanha - Sitges Terramar
Em Barcelona, se encontra uma jóia esquecida do automobilismo espanhol: o Autódromo Sitges Terramar. Foi o segundo circuito permanente a ser criado na Europa e foi lançada no início de 1923 em meio a grandes expectativas. Era uma pista oval no estilo de Indianápolis, mas de menor dimensão, tinha aproximadamente 2 km e possuía enormes bankings.
O primeiro evento que o Terramar sediou foi o Grande Prêmio da Espanha de 1923, numa época em que o grande Tazio Nuvolari começava a se tornar o ás do mundo das corridas. No entanto os organizadores não puderam pagar o premio ao vencedor do GP da Espanha, por causa das dívidas contraídas com a empresa que construiu o circuito. O declínio do autódromo foi quase instantâneo e a Federação Internacional de Automobilismo o relegou a segundo plano.
Durante os anos 30 a o pista foi vendida a Morowitz Edgar, um rico praticante amador do desporto motorizado. Edgar organizou competições de Motocicleta, e duelos entre carros e aviões. No entanto, Morowitz não obter qualquer vantagem financeira por tais eventos. Com o passar do tempo o circuito foi passado de mão em mão e ainda organizou uma competição nacional nos anos 50, mas o declínio foi irreversível.
É uma pena que uma relíquia do automobilismo como o Sitges Terramar permaneça no esquecimento, apesar de não estar em ruínas. Seu estado atual é lamentável, embora totalmente abandonado e perdido na vegetação, ele permanece em grande parte intacto graças à sua construção robusta, o piso é de concreto e tem uma espessura de 12 centímetros.
Comentários
Postar um comentário