Bélgica - Spa-Francorchamps
O circuito de Spa-Francorchamps, hospeda o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, corrida e a resistência de 24 horas de Spa, e muitas outras provas nacionais e internacionais. Ele está localizado perto das cidades de Spa, Stavelot e Malmedy todas situadas na província de Liège, região das Ardenas. Este circuito é um dos preferidos dos pilotos em razão do seu traçado rápido e com todo tipo de variações como subidas e descida.
O antigo circuito
Projetado em 1920 por Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem, o traçado tinha a forma de um triângulo e possuía 14 km de extensão, utilizavase as estradas que ligavam as cidades belgas de Francorchamps, Malmedy e Stavelot. A pista estava preparada para ter sua corrida inaugural, em agosto de 1921, porém este evento teve que ser cancelado porque não havia um único operador. A primeira corrida foi realizada no circuito em 1922 e, dois anos mais tarde sediou a primeira corrida de resistência as 24 Horas de Francorchamps corrida O circuito foi utilizado pela primeira vez para um Grand Prix em 1925.
O circuito antigo de Spa-Francorchamps tinha a velocidade média muito acima das outras pistas de corrida, o que fez de Spa um dos circuitos mais populares desde sua criação, e naquela época os belgas se orgulhavam da fama que Spa gozava dentro do mundo do automobilismo.
O circuito antigo de Spa-Francorchamps tinha a velocidade média muito acima das outras pistas de corrida, o que fez de Spa um dos circuitos mais populares desde sua criação, e naquela época os belgas se orgulhavam da fama que Spa gozava dentro do mundo do automobilismo.
Como o circuito de Nürburgring, Spa tornou-se notório por acidentes fatais, onde muitas vezes havia mortes como no GP da Bélgica de 1960, onde dois pilotos, Chris Bristow e Alan Stacey foram mortos (embora no caso de Stacey, o acidente foi causado por um pássaro que se chocou contra o seu rosto), e Stirling Moss havia caído na Burnenville durante os treinos e foi gravemente ferido. Em 1970 foram adicionados guard rail na pista e as mortes se tornaram menos freqüentes. Mas talvez o principal perigo de Spa fosse a natureza, a floresta das Ardenas tinha um tempo imprevisível e houve corridas em que estava chovendo num determinado trexo e a pista estava molhada, e em outras partes onde o sol brilhava e a pista estava completamente seca. Esse fator foi muito comum em circuitos longos, mas o tempo em Spa sempre foi mais imprevisível do que em outros circuitos longos. Esses problemas fizeram com que Spa se tornasse uma das pistas mais perigosas do mundo e o numero de acidentes fatais nos anos de 1973 e 1975 nas 24 horas de Spa motivaram o fechamento do velho circuito.
Masta Kink
Masta Kink foi um dos pontos mais temidos em qualquer pista do mundo, exigindo habilidade e bravura em igual medida para fazela direito. Depois da curva Malmedy, os carros atingiam a velocidade máxima antes de entrar na masta kink um esse aberto que tinha que ser feito de cravado. Este era um ponto muito rápido e perigoso, porque estava situada bem no meio de duas retas muito longas de cerca de 2,4. Em 1966 Jackie Stewart sofreu um grave acidente lá quando num determinado momento começou a chover naquele momento e um “rio de água” cortou a pista no meio, o BRM de Stewart acabou de cabeça para baixo do lado de fora da curva, com o combustível jorrando para fora do tanque, Stewart preso nas ferragens não conseguia se soltar, e foi nesse que Grahan Hilll parou seu carro e começou a serrar as ferragens para tirar Jackie de lá. Nessa altura, muitos pilotos não gostavam de Spa como Jim Clark que embora tenha uma de suas maiores vitorias destestava o circuito.
O circuito Atual
O circuito utilizado hoje, foi alterado diversas vezes e agora é um circuito permanente de 7.004 metros de extensão. Ele ainda é um circuito muito rápido, com subidas e descidas, utilizando parte da pista antiga, que tem características apreciadas pelos melhores pilotos do mundo de diferentes categorias e onde os carros ainda podem ultrapassar 320 km / h.
Spa-Francorchamps é também famosa pelo seu clima. De outubro de 2006 a maio de 2007, o circuito passou por reformas e teve melhorado a parte de segurança.
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